Seja para trabalhar, lazer, ou comunicação, uma boa fonte de energia é essencial para que tudo funcione corretamente, e quando a bateria está acabando e não temos acesso a um carregador ou tomada? Um Power Bank pode ajudar, e nessa postagem estaremos testando um que ainda tem o diferencial de poder ser carregado com energia solar.
Chamado apenas de Solar Charger, esse aparelho é um daqueles produtos chineses, sem marca especifica, então durante os testes vamos chamá-lo apenas de power bank:
Dentre as informações impressas no produto, está a da bateria tem capacidade para 28000mAh, o que acho bem exagerado e o painel solar que fornece 5v/200mA.
O aparelho é feito em plástico, com partes feitas em borracha, mas não tem bom acabamento. Acompanham cabo e um mosquetão para pendurar:
O cabo tem 20cm de comprimento e é compatível tanto com aparelhos que usam conectores micro USB Type B, quanto aparelhos Apple.
As portas USB do power bank, ficam nas laterais, protegidas por uma tampa de borracha, são 3 portas no total, sendo uma delas micro Type B.
O aparelho possui também um led branco, que funciona como lanterna
Apertando o botão power, os leds acendem em azul, indicando carga da bateria, e que o aparelho está pronto para carregar. Segurando o mesmo botão por alguns segundos, a lanterna é acionada.
O power bank não vem com carregador, mas você pode usar o próprio carregador do seu Smartphone, a porta USB do seu computador ou um carregador veicular. O tempo de carga e descarga varia muito dependendo do carregador e do aparelho a ser carregado.
Teste de carga e descarga:
Usando o power bank com carga máxima, fiz dois tipos de recarga em um mesmo Smartphone:
Bateria do Smartphone em estado critico - Quando o aparelho desliga por falta de carga.
- Nesse caso, a recarga levou em torno de 2 horas e chegou a 80% até que o power bank descarregasse.
Bateria do Smartphone pedindo carga - Quando o aparelho dá o primeiro aviso que a bateria está acabando.
- Também levou cerca de 2 horas, mas o power bank conseguiu entregar 100% de carga.
O Smartphone utilizado no teste, foi um Asus ZenFone Go que tem bateria de 3010mA
Carregador solar:
Na energia solar, basta deixar o aparelho no sol que a barra de leds acende em vermelho indicando que a carga está sendo feita:
Porém, optando pelo carregamento solar, não obtive resultados satisfatórios. Deixei carregando ao sol por várias horas, ficou demasiadamente quente pela exposição, mas a carga foi insignificante.
Então resolvi abrir o aparelho para fazer alguns testes e verificar se tem informações
sobre a bateria e o módulo fotovoltaico, porém, o mesmo não tem código e também não encontrei informações sobre os códigos na bateria.
Retirei o módulo fotovoltaico para fazer algumas medições para ver se chegava aos 5v indicados no aparelho, mas a
maior tensão que consegui, foi em torno de 3,5v com o Sol forte.
Fiz mais alguns testes cobrindo uma parte do módulo, e deixando outras expostas ao sol, e notei que algumas células simplesmente não estão funcionando, porém até a publicação desse post não foi possível identificar se é defeito ou uma característica do módulo.
Conclusão:
O Solar Charger não se mostrou eficiente no carregamento solar, e funcionou apenas como um power bank comum. Pode até ser que eu tenha pego um produto com defeito, mas mesmo assim, pela forma que foi construído, acredito que a exposição demasiada ao sol, pode danificar a bateria por aquecimento. Vou usar só o power bank e retirar o módulo fotovoltaico para fazer experiências.
Especificações - segundo fabricante
Model: HYL - 16
Li-polymer battery: 28000mAh
Solar charging: 5V/200mA
Input: DC 5V/1A
Output: DC 5V/2Ax1A
Net weight: 150g
Código bateria:
LGUH5WQ5954
O0689000986
IC099R1L1
Nenhum comentário:
Postar um comentário