quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Avaliação do Windows 8 Enterprise


Aproveitando a oportunidade de testar a versão de Avaliação do Windows 8 Enterprise, resolvi postar minhas primeiras impressões sobre o novo Sistema Operacional da Microsoft.
Baixei direto do site da Microsoft, nesse endereço:
Instalei em um Notebook HP Pavilion dv5 1220br e a mesma ocorreu de forma rápida e tranquila. Durante a instalação, deixei ele conectado na minha rede pelo cabo para que o sistema instalasse os drives atualizados, o que fez com competência.
Todos os drives funcionaram, até mesmo os drives "dedicados" como o do painel de toque multimídia e o controle remoto, só o sensor biométrico precisei instalar manualmente.
Para concluir a instalação e dispor de todos os recursos é necessário uma Conta Microsoft como Hotmail ou Xbox Live. Você pode configurar essa conta como administrador e criar outras contas limitadas mais tarde.
A principal mudança nessa versão, começa na tela Iniciar, ela basicamente substitui o botão iniciar tradicional do Windows por uma tela com blocos coloridos, esse é o Windows 8:

Tela de inicio do Windows 8

Alguns blocos nativos do Windows 8, são perfeitamente simples, formados por quadrados de cor única e o símbolo do aplicativo na cor branca, o que eu achei bem legal.
Os aplicativos que migraram de outras versões de Windows e os instalados depois, preservam seu ícone original dentro do bloco. Gadgets como notícias e previsão do tempo, ficam dentro de retângulos.
Apesar do Windows 8 ser notadamente voltado a painéis de toque, ele funciona muito bem com o mouse.



USE AS BORDAS DA TELA E O BOTÃO DIREITO DO MOUSE:
Quem usar o mouse, vai notar que o botão direito é bastante utilizado nessa versão de Windows, virtualmente ele faz o mesmo de se tocar nas bordas em uma tela touch, dependendo da posição, novas funções surgem, vejam alguns exemplos:

Clicando com o botão direito em uma área livre, é possível acessar uma barra que te leva aos aplicativos:


Você pode escolher os aplicativos que quiser com o botão direito e depois fixá-los na tela inicial:


Algumas funções são acessadas levando o ponteiro do mouse até os cantos da tela, por exemplo, para desligar, você precisa acessar uma barra lateral, que aparece arrastando o mouse até o canto direito inferior ou superior:


Em seguida, clicar em configurações e depois em desligar:


Já para acessar funções avançadas, você precisa arrastar o mouse até o cando inferior esquerdo e clicar com o botão direito:



ÁREA DE TRABALHO:
A área de trabalho ainda existe, mas note que nessa versão não tem mais o botão iniciar:

Área de trabalho padrão do Windows 8

DOIS SISTEMAS EM UM?
O curioso nessa versão de Windows, é que quando abrimos programas não nativos, como o Google Chrome pela tela Inicial, a mesma tela fecha para área de trabalho enquanto o navegador carrega.
Já quando abrimos o Internet Explorer 10 que é nativo, a tela não fecha, com um efeito de rotação, aparece o símbolo do navegador na tela enquanto o mesmo é carregado:

Imagem que aparece enquanto o Internet Explorer 10 carrega

O Internet Explorer 10 também mudou em algumas coisas, entre elas a barra de endereços, que agora fica na parte de baixo:

Internet Explorer 10 acessado pela tela Iniciar

Quando clicamos na barra de endereços aparece os links em forma de blocos
Curiosamente quando abrimos o mesmo Internet Explorer 10 pela área de trabalho, o navegador se comporta da forma tradicional como conhecemos:

Internet Explorer 10 aberto pela área de trabalho


Esse comportamento algumas vezes dá até a impressão que temos dois sistemas operacionais rodando juntos, outras que a tela Iniciar é uma espécie de aplicativo rodando em um sistema operacional.


TUDO NUM SÓ LUGAR.
Uma coisa legal para quem usa os serviços da Microsoft, é que agora é possível acessar e-mails, mensagens e outras coisas, todos pela tela Iniciar, esses serviços passaram por mudanças e agora se comportam como aplicativos e não mais como um  programa rodando na máquina ou uma página da web. Por exemplo, se eu acessar a loja de aplicativos:



Ela se comporta de forma parecida com a própria tela Iniciar do Windows 8, não se parece com um programa nem uma página da web:

Loja de aplicativos

UMA COISA DE CADA VEZ!
Muita gente não vai gostar, mas não é possível abrir mais de um programa na tela Iniciar, não dá para abrir o Internet Explorer e o Word ao mesmo tempo, um deles fica em segundo plano, se precisar vai ter que ser pela área de trabalho:

Os programas abertos podem ser vistos nas miniaturas à esquerda.


RESUMINDO:

Precisaria testar mais um pouco antes de chegar a uma conclusão definitiva, mas pelo que analisei até o momento, deu a entender que a Microsoft está tentando dar o tiro para todos os lados, lançando um sistema o mais compatível possível com o que já existe e com o que possa vir por aí, (computadores, tablets e híbridos). 
Mesmo com o mouse, já dá para ter uma ideia de como isso tudo vai funcionar em telas de toque, porém, nesse momento, não vejo muito sentido instalar em equipamentos sem esse recurso.

Vamos aguardar o lançamento oficial para ver o que vem por aí, com a Microsoft entrando também no mercado de tablets, o futuro promete.



Um comentário:

Unknown disse...

Não gostei e não compraria.
Prefiro a versão classica