quinta-feira, 5 de julho de 2012

Review: Samsung S5367 - Galaxy Y TV

Esse é o primeiro review do Mídia Prateada, e na estréia estarei mostrando um pouco do Smartphone da Samsung, o Galaxy Y TV GT-S5367. Não vou aprofundar muito em especificações técnicas, ao invés disso, vou postar como experiência de usuário, confiram.

O GT-S5367 ou simplesmente Galaxy Y TV é um Smartphone que como o próprio nome sugere, possui receptor de TV digital. A letra Y, adotada também em outros modelos vem de Young ou jovem em português.




PRIMEIRAS IMPRESSÕES:
Acompanha com ele, um cartão micro SD de 2 Gigas, que deve ser inserido embaixo da tampa traseira. A tampa é feita de um plástico semi-flexivel, que fica firme quando encaixado no aparelho, a textura é agradável ao toque, mas escorrega muito fácil, tanto das mãos quanto em superfícies lisas.

Ainda na parte traseira é possível ver a câmera e o auto-falante externo:



Para ligar, é necessário pressionar a tecla referente por uns 5s, além dela, os únicos botões físicos são o de volume e a tecla de inicio na frente.
O conector do fone de ouvido é do tipo P2, e a entrada de carga/dados é micro USB type B.
Para desbloquear a tela inicial, você pode deslizar o dedo em qualquer direção, não precisa ser só na horizontal.





A resolução da tela é de 320x240, o que torna a separação entre os pixels um pouco mais visíveis do que em telas de resolução maior.




TV DIGITAL:
Um dos diferenciais desse Smartphone, é a possibilidade de assistir a TV digital, no sistema ISDB-TB. Na minha região, das três emissoras, consegui sintonizar duas, mostrando que o receptor funcionou muito bem, pois normalmente só consigo sintonizar um canal com um receptor portátil. É possível colocar legendas e até ver a programação da emissora se a mesma oferecer esse recurso. Também é possível gravar programas da TV diretamente para o cartão de memória. Fiz alguns testes de gravação, e em média, 1 minuto de gravação gerou um arquivo com menos de 2MB em formato MP4.



CÂMERA:
Todas as funções de câmera e filmadora inclusive de disparo, são feitas diretamente na tela.

 

Com a câmera de 3,2 Mega pixel, dá para tirar fotos de até 2048x1536 pixels, como não possui flash, uma boa iluminação pode fazer a diferença na qualidade, abaixo algumas fotos:





Os videos podem ser gavados com resolução de até 320 x 240. É possível postá-los diretamente no YouTube sem precisar descarregar para um computador.


Abaixo uma amostra de video gravado em ambiente interno com iluminação artificial:





Wi-Fi:
A conexão Wi-Fi do celular é muito boa, foi possível conseguir sinal até mesmo em “pontos cegos” da minha rede.

GPS:
Aparelhos Android usam o Google Maps como referência para o GPS, com direito a voz e vista da rua, mas é necessário uma conexão com a internet.


VELOCIDADE E MEMÓRIA INTERNA:
Com 832MHz de velocidade, é possível rodar uma vasta gama de aplicativos, os mais pesados, podem demorar um pouco mais para carregar ou rodar um pouco mais lentamente.

Como alguns aplicativos Android, só rodam em memória interna, dependendo da quantidade instalada, os 180MB desse aparelho podem ser insuficientes, sendo necessário algumas vezes desinstalar um aplicativo para instalar outro.



BATERIA:

Considero essa a avaliação mais difícil de fazer, pois existem diversos fatores e situações que podem influenciar no tempo de descarga de uma bateria, até o fato de uma bateria ser nova de dias pode resultar desempenho diferente, se comparada com uma com alguns meses de uso por exemplo.
Fabricantes geralmente usam o tempo de conversação e stand by para indicar a duração da carga, mas na prática pode variar muito.

Até o momento não foi possível fazer uma avaliação precisa, mas considerando a primeira carga, "fuçando" bastante, sem usar o 3G, só música, TV, Wi-Fi e telefone, em o aparelho pediu carga em dois dias.



BISCOITO DE GENGIBRE
O Galaxy Y TV vem com o Android Gingerbread 2.3.6 e muitos recursos já são nativos, como YouTube, Gmail, Google mapas entre outros, o Google Market, que permite baixar aplicativos, atualizou para o Play Store após a primeira conexão.

Lembrando que para utlilizar aplicativos do Google é necessário sincronizar uma conta do gmail ao celular.




RESUMINDO:
Para usuários que querem navegar na internet, acessar a redes sociais, ouve músicas e joga games mais simples esse aparelho vai lhe cair bem, se considerarmos que ainda tem TV digital ele se torna um aparelho completo para faixa de preço.

Se você é um usuário que gosta de tirar o máximo proveito de um celular, usar todos os recursos, encher de aplicativos e games mais complexos, pode sentir falta principalmente de mais memória interna, já que alguns aplicativos do Android só rodam por ela, mesmo com espaço no cartão de memória sobrando.



CONCLUSÃO:
O Galaxy Y TV é um aparelho básico que atende ao que foi proposto. Apesar de ter pontos negativos como baixa memória interna e resolução de tela, modificações nesse sentido elevariam seu preço final.



GT-S5367 - Sansung Galaxy Y TV 

Processador de 832 Mhz
Display – 320x240 – 3,14”
Câmera de 3 MP
Memória interna de 180MB
Receptor de TV Digital com recurso de gravação
3G, Quad-Band, Wi-Fi, GPS, Bluetooth. 

Acompanham na embalagem além do aparelho, cartão micro SD de 2GB com adaptador, cabo USB, carregador, fones de ouvido, guia rápido com certificado de garantia e panfletos.


Preço: R$529,00 (Junho - 2012)

Mais informações:

11 comentários:

Anônimo disse...

Review em plena semifinal de libertadores. Vai corinthians.Bom review. Valeu pelas informações!

Unknown disse...

A tv digital pega em todos lugares?Pois kero compra-lo mais pela tv ,e na web não acho respostas para isso.Obrigado se responder!!!

Luciano disse...

Cicero,
Vai depender se sua cidade possui transmissão de TV digital e do alcance dela, na prática se o sinal digital chegar a TV sem interrupções ela pega.
Para você ter uma ideia, aqui na baixada santista, a Globo (TV Tribuna) pega até subindo a serra, só não pega no túnel, já as outras emissoras o sinal some só de deslocar de um comodo para outro da casa.

Nerd Draft disse...

como eu faço para deixar a tv em tela cheia?

Luciano disse...

Nerd Draft
Normalmente a Tv fica em tela cheia apenas dando um toque na miniatura, é normal também que alguns programas não ocupem toda a tela, mas de qualquer forma você pode tentar entrar no menu da TV, Configurações, Tamanho (16:9 / 4:3)ou ainda em configurações, Tela DTVi (Retrato / Paisagem).

alessa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alessa disse...

Se eu instalar jogos do Angry Bird ele vai ser instalado na memória do celular ou pode ser instalado no Cartão de Memória?
Se for para instalar jogos do Angry Bird na memória do celular ela tem capacidade para isso?

Grata desde já

Luciano disse...

Olá Alessa, desculpe a demora, mas tá difícil conseguir um computador decente para continuar o Blog.
Bom, o jogo Angry Bird por padrão vai instalar no cartão de memória e não no celular.
Não sei se conhece o funcionamento do Android, mas para obter todos os recursos, é necessário vincular uma conta do Google com o aparelho, os jogos e e plicativos são baixados pela Play Store e são instalados automaticamente, seja na memória ou no cartão.
O Jogo Angry Bird roda de boa pelo cartão de memória.

SEi lá disse...

cara tem como você me passar o apk da tv

Anônimo disse...

Gostaria de tirat uma duvida, os canais analogicos funcionam em paralelo a tv digital.

Anônimo disse...

O MEU DEU PAU ACHO QUE NA BATERIA ,QUANDO COLOQUEI ELE PRA CARREGAR ELE COMEÇOU A PISCAR A LUZ INDICADORA BATERIA ,FICAVA PISCANDO RAPIDO E NAO CARREGOU.