quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Bancada: Fonte YaXun PS-1502DD+

Nesse primeiro post da série bancada, vou mostrar um pouco sobre a fonte da YaXun, a PS-1502DD+ uma fonte regulável de 0v a 15v de 2A, com mostrador digital e controle de corrente.


Na caixa, junto com a fonte, acompanham um manual em Chines/Inglês e um cabo para trabalhar com ela:

De um lado, o cabo possui 2 plugs banana para ser conectado a fonte, na outra ponta, tem variados tipos de conetores para trabalhar, são 2 garras jacaré, 4 ponteiras tipo gancho e um conector para cabo USB. O comprimento total do cabo é de 60cm. 

A fonte tem tamanho aproximado de um estabilizador, na parte da frente possui dois displays, que indicam a corrente e a tensão, que são ajustados através dos knobs que ficam logo abaixo:

O ajuste de corrente é feita através de um único potenciômetro, e pode ser definida de 0,6A até 2A. Já o ajuste de tensão é feito através de uma chave seletora de 6 posições, sendo 5 tensões pré ajustadas em 1,5v; 3,6v; 4,8v; 6v e 7,2v e a posição 0-15V. Nessa última, o ajuste é feito através de 2 potenciômetros, um de ajuste fino e outro de ajuste grosso, a combinação deles que permite diversos ajustes até os 15v. Ela também possui uma chave CDMA/GSM, para auxiliar quem vai usar para trabalhar com telefones celulares.


Notar que apesar de possuir 3 conectores de saída, essa fonte NÃO é simétrica, o conector amarelo é apenas para aterramento.
Na parte traseira fica localizado o fusível de proteção, e o cabo de força, que é fixo. É possível ver também o transistor de potência 2N3055, parafusado no gabinete da fonte e isolado apenas por uma borracha térmica. Confesso que não gostei desse acabamento no projeto, pois além do transistor esquentar bastante, tira aquele aspecto profissional da fonte, seria interessante que tivessem posto um dissipador.
Outro ponto negativo, é que ela não é bivolt, na hora da compra você tem que optar pela versão 110v ou 220v.

Ligando a fonte:
Quando ligamos a fonte ela emite um bip, e os dois displays acendem. No canto esquerdo, onde está escrito RF, há uma barra de LEDs provavelmente mais um recurso para quem trabalha com celulares:

As tensões pré ajustadas, e a escala de 0-15v conferem com oque foi medido com um multímetro, as vezes ocorre uma variação, mas ela é muito pequena:
Pequenas variações podem ocorrer na tensão

Ligando cargas aleatórias, não houve queda de tensão, e o indicador de corrente mostrou-se preciso:
A corrente medida cravada com a indicada na fonte

A fonte possui um dispositivo de proteção contra curto circuito, que corta a energia e dispara um alerta:

Por dentro:
A fonte não é chaveada, como dá para conferir na foto, ela utiliza um transformador, com saídas de 10v e 20v. O sistema de filtro é simples, utiliza uma ponte retificadora e um eletrolítico de 2200μf.
A fonte possui duas placas: uma para controle dos displays e outra para controle de tensão e corrente.


O circuito de controle é baseado no LM723. Com conhecimentos em eletrônica é tecnicamente possível fazer alterações e converter essa fonte em uma de maior porte, começando pela troca do transformador, mas é preciso conhecer antes as limitações da placa do display.


Conclusão: 

Apesar de básica, a YaXun PS1502DD+ possui controle de corrente e proteção contra curtos, dando para trabalhar normalmente dentro das especificações dela.
A falta de um dissipador no transistor de potência e uma chave seletora de 110/220v são pontos negativos.





24 comentários:

Unknown disse...

Amigo Sua fonte, eu tenho uma igual mas é a ps-1502dd. queimou o transistor 2n3055. Mas antes de trocar eu desregulei ela fuçando nos reguladores dentro dela. Você pode me manda fotos detalhadas por dentro desta fonte??? pra min voltar a Regular?? crochiqui@gmail.com 01518997892970 (18)997892970

wagner araujo disse...

a minha so fica em 29 de voltagem ja troquei o transistor 2n3055 mas nao adiata ,acho que queimou o trasformador, onde encontro esse trasformador ?

ZTCoder ® disse...

Wagner Araujo, tudo bem conseguiu consertar a sua fonte? A minha travou em 29volts também e não consigo alterar nada nela.
E Nào entendo muito de eletrônica a ponto de corrigir tudo isso.

Meu contato é: ztcoder@gmail.com

Um abraço!

Anônimo disse...

Boa tarde!

Quer vender o multímetro ET-2055?


whatts (12) 981182836

eletronica disse...

O Resistor de fio na posição R57 do lado do de porcelana. Qual o valor dele?

Unknown disse...

1,5 ohms

Unknown disse...

Olá, amigo.
Tenho uma fonte dessa que o display apagou do nada.
Há tensão e corrente, porém somente o display que não acende.
Já troquei os CIs, transistor e nada.
O que poderia ser? Preciso dessa ajuda.
E se tiver, por favor, me envia o diagrama dela. Não estou achando na internet.

Unknown disse...

Quero comprar uma fonte dessa e eu queria saber se vou fazer um bom negócio e se essa fonte é realmente funcional

Junior de Alcântara disse...

Ela queima com muita facilidade o transistor q dica atrás dela eu tenho uma e já queimou em menos de 1 semana 2x

Junior de Alcântara disse...

150homs

Carlos disse...

Bom dia, qual o valor do transistor q 01 e q02.

Carlos disse...

Bom dia, qual o valor do transistor q 01 e q02.

Anônimo disse...

Olá pessoal estou com uma fonte 1501ad da yaxun gostaria de saber se tem alguém com o mesmo modelo que a minha para poder tirar algumas duvidas sobre ela pf no ajudem pode entrar em contato pelo e-mail maikon.jordan@Outlook.com

Unknown disse...

Alguns sabe me dizer qual o consumo em wallts dessa fonte ?

Unknown disse...

Talvez seja só a estrada que deve estar com trilhas rompidas

Unknown disse...

Mano da uma olhada no Transistor pnp que alimenta o 2n3055 quando ele queima tbm acontece isso

Unknown disse...

Troca o 2n3055 por um tip35 ou dois em paralelo se caso trocou e ainda continuou travada olha o pnp que alimenta a base do 2n3055 que quando queima acontece isso tbm

Unknown disse...

Ela é boa porém não serve se vc for dar carga em baterias

CandeiasCell disse...

Qual o fusível da 1502dd+?

Fernando disse...

Possuo uma fonte dessa que eu troquei o 78L05 por um 7805 do maior. Porém fiquei invertido e ela não ligou mais o painel.
Retornei a colocar o 78L05 original mas ela.não ligou mais.
Alguém poderia me ajudar a fazer ela retornar a ligar?

Unknown disse...

Boa tarde

Preciso de um transformador para essa fonte alguém sabe onde encontro ?

Anônimo disse...

Eu também estou atrás de um trafo desse aminha queimou se alguém souber onde tem para vender fico grato

Unknown disse...

ola tenho uma dessa e queimou o trafo nao encontro para comprar vc sabe onde tem esse trafo

junior disse...

aconselho colocar um transformador de nmaior corrente e colocar ponte retificadora de maior amperagem aumentar os capacitores de filtragem