domingo, 26 de abril de 2015

No dia 24 de abril de 1990 era lançado no espaço o telescópio Hubble, esse que expandiria a visão do ser humano sobre o universo, completa 25 anos.




Para homenagear esse evento histórico, postamos algumas curiosidades sobre o Hubble:

O nome Hubble foi batizado em homenagem ao astrônomo EdwinPowell Hubble, que constatou entre outras teorias, a expansão do universo. 

O Hubble não é só um telescópio, na verdade ele é um conjunto composto por satélite e telescópio.


Logo que entrou em orbita, ele teve problemas com o espelho principal, que prejudicava as imagens mas em 1993 uma equipe foi enviada para corrigir o problema.


Inicialmente o o Hubble foi projetado para operar por cerca de 15 anos, ou seja, deveria funcionar até 2005.

Por causa de suas câmeras extremamente sensiveis, o Hubble nunca poderá ser usado para observar o Sol. Um só raio direto queimaria tudo. Link

Pilares da Criação; Essa é uma das fotos mais conhecidas captadas pelo Hubble, a primeira vez que foi tirada foi em 1995:


As câmeras do Hubble não captam imagens coloridas, as imagens são capturadas em tons de cinza e processadas posteriormente. Isto significa que as imagens que vemos divulgadas pela Nasa, não são as reais captadas pelo Telescópio, existe um processo de filtro e colorização para que elas fiquem digamos “mais bonitas ao publico”.
Mas calma, você não está sendo enganado! Um dos motivos para isso, é que as imagens são captadas em diversos espectros de luz, dentre eles o infravermelho que não pode ser visto a olho nu. Link


Em 2010, o Google fez um Doodle em homenagem ao seu 20° aniversário:


Para quem estiver em Porto Alegre no mês de maio, entre os dias 2 e 10 de 2015 será tecnicamente possível ver o Hubble a olho nu.





Nenhum comentário: